O sistema digestório quebra os alimentos em partículas tão pequenas que o sangue pode levá-las como suprimento a todo corpo. A digestão se inicia na boca e segue pela faringe, pelo esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, terminando no ânus.
A digestão na boca, há presença de dentes,língua e glândulas salivares anexas.
boca
Com os nossos dentes, nós cortamos e trituramos o alimento. Na idade adulta a dentição é formada por 32 dentes: oito incisivos : que cortam os pedaços
quatro caninos: que furam e rasgam
oito pré-molares e doze molares: que trituram.
Língua: órgão de grande mobilidade e com corpúsculos sensoriais que captam o sabor - manipula o alimento e o mistura à saliva.
Os dentes (com a língua) realizam a digestão mecânica. As enzimas digestivas realizam a digestão química.
Glândulas Salivares:elas estão ao redor da boca e produzem a saliva, cuja função é ''quebrar'' o amido.
1- Glândula Parótida 2- Glândula Submandibular ou Submaxilares 3-Glândula Sublingual.
Faringe:
A faringe é uma cavidade alongada que é situada logo após a boca. Ela se comunica com a boca, com as fossas nasais, com a laringe e o esôfago. Quando o alimento chega à faringe, os músculos deste órgão se contraem em movimentos peristálticos, empurrando-o para o esôfago.
Esôfago:
O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 cm. Em sua parte superior, o esôfago comunica-se com a faringe; em sua parte inferior, se comunica-se com o estômago.
O esôfago empurra o bolo alimentar para o estômago, através de movimentos peristálticos são involuntários, isto é, ocorrem independentemente.
Estômago:
O estômago é um órgão musculoso em forma de um ''saco'', com uma curvatura côncava e outra convexa.
Comunica-se com o intestino delgado através o piloro. Esse orifício é formado por um anel muscular que se contrai quando o bolo alimentar chega ao estômago. Dessa maneira, o alimento não passa para o intestino delgado, ficando retido no estômago até que a função digestória deste se complete.
O estômago é forrado internamente por uma membrana chamada mucosa gástrica, que possui glândulas especiais para a fabricação de suco gástrico. Quando chega ao estômago, o bolo alimentar recebe o suco gástrico. Um dos componentes desse suco é o ácido clorídrico, substância responsável pela considerável acidez do suco gástrico.
|
O suco gástrico contém também uma enzima chamada pepsina.
Essa enzima é uma protease, ou seja, é capaz de digerir proteínas.
|
Intestino Delgado:
Pouco a pouco, o quimo - alimento trabalhado pelo estômago e já em estado semilíquido - vai deixando o estômago e entrando no intestino delgado. É neste órgão que a digestão dos alimentos se completa, iniciando-se sua absorção. O intestino delgado é revestido internamente por uma membrana chamada mucosa intestinal; as células aí existentes fabricam o suco intestinal ou suco entérico. O intestino delgado é dividido em três partes: duodeno, jejuno e íleo.
Duodeno: tem aproximadamente 25 cm de comprimento e a forma de um C.
No duodeno desembocam dois canais: através de um desses canais, o suco pancreático (produzido no pâncreas) é liberado no intestino delgado; através do outro canal, a bílis (produzida no fígado) é liberada no intestino delgado.
Jejuno e íleo: O jejuno é a parte do intestino delgado que fica entre o duodeno e o íleo. Mas como o limite entre o jejuno e íleo não é bem definido, consideram-se essas duas partes como um todo: jejunoíleo. É nessa parte do intestino delgado que a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. Tem aproximadamente 5 metros de comprimento.
Intestino Grosso:
O material que passa do intestino delgado para o intestino grosso quase não possui mais substâncias aproveitáveis. Resta ao intestino grosso absorver certos sais mineiras e parte da água presentes nesse material. Formam-se então as fezes, que são eliminadas através do ânus.
Assim, as funções básicas do intestino grosso são: absorção de água; formação, acúmulo e eliminação de fezes.


Nenhum comentário:
Postar um comentário