O sistema
respiratório é composto pelos seguintes órgãos: Cavidades nasais-> Faringe -> Laringe-> Traquéia->Brônquios-> Bronquíolos -> Alvéolos.
Nos seres humanos, o ar penetra pelo nariz,através das narinas, atinge as cavidades nasais, passa pela faringe, pela laringe, pela traqueia, pelos brônquios e bronquíolos e chega nos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas.
⇛ Vias respiratórias
As cavidades nasais são separadas completamente
por uma estrutura chamada septo nasal; comunicam-se com o exterior pelas
aberturas denominadas narinas e com a faringe pelos cóanos. As cavidades
nasais são revestidas internamente pela mucosa nasal. Essa mucosa contém um
conjunto de pelos junto as narinas e fabrica uma secreção viscosa chamada muco.Os pelos e o muco atuam como filtros capazes de reter micro-organismos e partículas
sólidas diversas que penetram no nariz com o ar. Por isso, devemos
inspirar pelo nariz e não pela boca: o ar inspirado pelo nariz chega aos
pulmões mais limpo do que o ar inspirado pela boca. Além de filtrado, o ar é
também adequadamente aquecido e umidificado no nariz.
⇛Órgãos do sistema respiratório
- Laringe: um tubo de formato irregular,sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação à faringe.A entrada da laringe é denominada glote, logo acima dela existe uma estrutura semelhante a uma língua conhecida como epiglote , que funciona como uma válvula. Quando nos alimentamos, a laringe sobe e sua entrada é fechada pela epiglote. Isso impede que o alimento ingerido penetre nas vias respiratórias.O epitélio que reveste a laringe apresenta pregas, as cordas vocais, capazes de produzir sons durantea passagem de ar.
- Traqueia: é um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro por 10- 12 centímetros de comprimento, cujas paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos. Ela bifurca originando os brônquios.
- Pulmões: são órgãos esponjosos, sendo envolvidos por uma membrana dupla denominada pleura.Nos pulmões os brônquios ramificam-se profusamente, dando origem a tubos cada vez mais finos, os bronquíolos. Cada pulmão contém cerca de 350 milhões de alvéolos pulmonares.
- Diafragma: é um músculo que separa o tórax do abdômen. presente apenas em mamíferos, promovendo, juntamente com os músculos intercostais, os movimentos respiratórios. Localizado logo acima do estômago, o nervo frênico controla os movimentos do diafragma.
- Alvéolos: formados por uma fina camada de células achatadas envolvidas por uma rede ce capilares. É neles que ocorrem a hematose: o processo de trocas gasosas, através da difusão de gases: oxigênio e dióxido de carbono.
⇛ Movimentos Respiratórios
O corpo realiza os seguintes movimentos: inspiração e expiração.INSPIRAÇÃO: a entrada de ar nos pulmões.
EXPIRAÇÃO: a saída de ar nos pulmões.
Entrada e saída de ar nos pulmões: as setas indicam a entrada e a saída de ar e os movimentos devida á contração e do relaxamento do diafragma, dos músculos intercostais e do abdome na inspiração e na expiração.
⇛ Algumas doenças
➤ Bronquite
É a inflamação dos brônquios,que ocorre quando seus minúsculos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias.
Existem dois tipo de bronquite: Aguda: causada por vírus
Crônica: causada por bactérias.
➤ Sinusite
Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.









Nenhum comentário:
Postar um comentário