29 de ago. de 2017

História - Grécia

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Faz parte da história Antiga: Seu marco inicial é a invenção da escrita, foi aproximadamente 4000 anos antes de Cristo, e seu final foi com a queda do Império Romano do Ocidente em 478 depois de Cristo.
Nesse período, teve o surgimento de grandes civilizações, como a egípcia. O início da história do povo hebreu e a constituição dos grupos que habitavam a Mesopotâmia.

FORMAÇÃO  

A região sul da Península Balcânica, as ilhas do Mar Egeu e o litoral da Ásia Menor deram origem ao mundo grego. Essa região foi ocupada inicialmente por cretenses e, posteriormente, por aqueus (civilização micênica), dórios, jônios e eólios, povos de origem indo-europeia. A localização geográfica e o solo pouco fértil transformaram o comércio na principal atividade econômica desses grupos. A expansão comercial grega, a partir do século VIII a.C., levou á colonização de vários pontos ao longo do Mediterrâneo, chegando até ao sul da Itália, região conhecida como Magna Grécia. Isso ocorreu por causa de um vasto movimento de expansão, o que levou à fundação de cidades gregas na costa do Mediterrâneo, solucionando a demanda de terras por parte dos mais pobres e estabelecendo-se novos vínculos comerciais.
Internamente, a sociedade se baseava nos genos, comunidades agrícolas autossuficientes. Na chamada comunidade gentílica, a propriedade era comuna e política era comandada pelo pater, geralmente, o homem mais velho. Esse período ficou conhecido como Período Homérico, já que as poucas fontes que restam se encontram nos poemas Ilíada e Odisseia, ambos atribuídos a Homero. O crescimento demográfico da comidade gentílica levou à disputa de terras e à conseguente união de vários genos, visando à formação de alianças defensivas, o que pôs fim á divisão interna desses genos. A propriedade da terra deixou de ser comunal, surgindo, desse modo, uma elite proprietária de terras no interior do mundo grego. Além disso, as condições do território - marcado por acidentes geográficos - bem como as constantes disputas entre povos de cultura diferentes (dórios, jônios e eólios), levaram ao isolamento desses grupos e à posterior formação das cidades-estado. Cada cidade
possuía completa autonomia política e econômica, bem como suas próprias práticas religiosas e culturais. A partir da Acrópole, normalmente o centro geográfico e local mais elevado, se organizava a administração da pólis, culminando no desenvolvimento e um núcleo urbano. O poder passou, gradativamente, as ser exercido por um pequeno grupo de proprietários que se revezavam no controle político, constituindo uma oligarquia. Pelas características adquiridas, os anos compreendidos entre os séculos VIII a.C e VI a.C. compuseram o período conhecido como Arcaico - assim denominado inicialmente pela Arqueologia, que situa nesse período as primeiras manifestações da arte grega. Apesar da existência de inúmeras cidades-estado durante esse período, sobre duas delas nos debruçaremos: Atenas e Esparta.

 ATENAS 

Criadores da Democracia
Localizada no sul da Grécia, Atenas foi ocupada inicialmente por aqueus e, posteriormente, por eólios e jônios. A unificação em cidade-estado, no século X a.C., proporcionou a formação de uma monarquia, na qual o poder era concentrado nas mãos do chamado basileu, proprietário mais poderoso, que exercia a função de rei. A deposição do último basileu, entretanto, levou à formação de um regime oligárquico, baseado no Arcontado, órgão que controlava a política. Os arcontes (em grego, o responsável por um ''arquê'', cargo) eram escolhidos para ocuparem mandatos anuais. Ainda assim, vale ressaltar que Atenas, àquela época, seguia em forma aristocrática de governo.
Após a expansão ateniense pelo sul da Itália e pelo Mar Negro, entre os séculos VIII a.C. e VI a.C., uma grave crise social mergulhou Atenas em violência. Buscou-se, assim, a organização jurídica. Nesse contexto, destacaram-se as figuras de dois grandes legisladores: Dracon e Sólon. O primeiro transformou um registro escrito o conjunto de leis baseado na tradição oral ateniense, reafirmando o poder da elite, os eupátridas, que, em geral, ocupavam cargos no Arcontado. Já Sólon aboliu a escravidão por dívidas, enfatizou o direito de qualquer pessoa prestar queixa, mesmo em nome a terceiros, de modo a corrigir uma injustiça, e propôs uma divisão censitária da sociedade, ou seja, de acordo com a renda de cada indivíduo. Ao invés de sanarem os problemas atenienses, as medidas de Sólon agravaram os problemas sociais, proporcionando o surgimento das tiranias, ou seja, a ascensão política de líderes autoritparios que não tinham respeito pelas tradicionais normas que regulavam a vida da pólis. Foi somente em 510 a.C. que Clístenes retirou do poder o último tirano e instalou em Atenas as condições para a implantação da democracia. O governo popular (demos = povo, kratos = governo) ''governo na mão do povo'' é uma das maiores contribuições gragas para as sociedades atuais. 

 A CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA ATENIENSE

A constituição do regime democrático em Atenas foi um longo processo, tendo em vista as diversas formas de resistência a essa instituição. O domínio de novas áreas de exploração também colaborou para o fortalecimento da democracia, já que a prosperidade proporcionada pelos recursos provenientes dessas regiões permitia que os cidadãos atenienses tivessem tempo suficiente para exercerem maior participação na vida política. Diferentemente da aristocracia, a democracia é baseada na premissa da igualdade e não da distinção. No caso de Atenas e de outras cidades gregas, com exceção de Esparta - que continuou sendo uma diarquia -, a democracia era direta. Isso significa que não havia representação, como no caso das eleições atuais, ou seja, cada cidadão ateniense podia tomar parte nas decisões públicas. Na Ágora, edificação situada no centro da pólis, era organizada a Eclésia, assembleia que se reunia cerca de quarenta vezes por ano para discutir assuntos políticos, questões de guerra e paz, bem como temáticas referentes à religião e às festas.
Para participar dessa assembleia, o sujeito deveria ser livre, afinal, os gregos acreditavam que a liberdade e a ociosidade estavam intimamente conectadas à participação política. Desse modo, os membros da Eclésia deveriam possuir escravos para que, livres das atividades manuais e do trabalho, pudessem praticar a política.
Eram considerados cidadãos os homens, filhos de pai e mãe atenienses, maiores de dezoito anos. Por volta de 430 a.C., a região possuía cerca de 310 mil habitantes e em torno de 40 mil cidadãos. A democracia ateniense, portanto, excluía alguns grupos, como as mulheres, os estrangeiros (chamados metecos) e os escravos. Apesar disso, o sistema dava direito a pequenos proprietários e camponeses de tomarem decisões junto aos grandes proprietários. É nisso que residia a força da democracia antiga: nela, os relativamente pobres tinham o mesmo poder de decisão que os mais ricos. Outra instituição política era Bulé, uma espécie de conselho ou senado, que era encarregada de analisar os projetos de lei e de supervisionar a administração pública, a diplomacia e os assuntos militares. A ocupação dos cargos da Bulé se dava por sorteio, e seus ocupantes eram remunerados. Existiam também os magistrados, incumbidos de executar as decisões da Eclésia. Para reforçar os princípios da justiça, os gregos instituíram, ainda, o ostracismo, que consistia no banimento por um período de dez anos de todo indivíduo considerado uma ameaça à democracia.

                                      BULÉ - Cidadão, 30 anos e sorteio.
                                                               
                                      ECLÉSIA - Ateniense, home livre e proprietário.
                                                               

Com a instituição de tais práticas políticas, iniciou-se em Atenas o chamado Período Clássico, durante o qual a democracia ateniense teve seu apogeu, principalmente com a atuação do estadista Péricles. A força de Atenas nesse período tornou-se tão grande que o século V a.C. é conhecido como o século de Péricles. Antes da análise da sociedade ateniense, é importante ressaltar que, apesar de sua curta duração e de suas restrições, a democracia ateniense deixou um grande legado, pois construiu a noção da participação de todos nos assuntos de ordem pública. As leis aprovadas deveriam ser respeitadas por todos, as decisões tomadas eram públicas e a modificação das mesmas só poderia ocorrer com o consenso da maioria. Mesmo com as transformações sofridas pela democracia, quando esta passou a ser revalorizada no Ocidente a partir do século XVIII, seus conceitos e sua prática são referências (ou deveriam ser) para a prática política na atualidade.

Em outra postagem vamos falar sobre sociedade ateniense e Esparta.

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