
As funções do Sistema Urinário dos seres humanos, é produzir, armazenar e eliminar a urina.
Com a urina vão resíduos não utilizados no nosso organismo; regular o volume de composição química no sangue, auxiliar na produção e regulação das hemácias e proporcionar o equilíbrio de minerais.
A urina é composta de aproximadamente 95% de água. Os principais excretas da urina humana são: a uréia, o cloreto de sódio e o ácido do úrico.
Os órgãos que compõem o sistema urinário são os rins e as vias urinárias. As vias urinárias é: o ureter, a bexiga e a uretra.
Rins > Ureteres > Bexiga > Uretra > Urina
Rins
São dois órgãos, têm a forma de grãos de feijão e medem cerca de 10 cm de comprimento.
Possuem duas faces: uma côncava e a outra convexa.
Na fase côncava do rim há uma escavação por onde entra a artéria renal, que leva sangue arterial para o rim; por aí também sai a veia renal, que retira o sangue venoso do rim, levando-o para a veia cava inferior.
- Internamente, cada rim contém cerca de 1 milhão de pequenos tubos chamados néfrons. É no interior dos néfrons que a urina se forma.
Cada néfron é formado por duas partes principais: a cápsula de Bowman e os túbulos renais. Na figura sobre a estrutura do néfron, os túbulos estão identificados como túbulo proximal, alça néfrica ( alça de Henle) e tudo distal.
No interior da cápsula de Bowman penetra uma arteríola (ramificação da artéria renal) que se ramifica, formando um emaranhado de capilares chamado glomérulo.
A cápsula de Bowman se liga a um túbulo contorcido que desemboca numa alça em forma de U (alça de Henle). A partir dessa alça forma-se um outro túbulo contorcido. O conjunto desses túbulos forma os túbulos renais.
A formação de urina: a urina se forma nos néfrons, basicamente em duas etapas: a filtração glomerular e a reabsorção renal.
Filtração glomerular: Ocorre na cápsula de Bowman. Esse fenômeno consiste no extravasamento de parte do plasma dos capilares do glomérulo para a cápsula de Bowman. O líquido extravasado é chamado de filtrado e contém substâncias úteis, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos, sais minerais diversos, etc. O filtrado contém ainda as substâncias tóxicas ou inúteis ao organismo, como a uréia e o ácido úrico.
![]() |
| Cápsula de Bowman |
Reabsorção Renal: Consiste no retorno ao sangue das substâncias úteis presentes no filtrado. Essas substâncias são retiradas do filtrado pelas células dos túbulos renais; daí passam para os capilares sanguíneos que envolvem esse túbulo ''
Assim, substâncias úteis, como glicose, vitaminas, sais minerais, aminoácidos e água, são absorvidas pelas células dos túbulos renais e retornam para o sangue. As substâncias tóxicas ou inúteis, como a uréia, o ácido úrico, o excesso de sais minerais e um pouco de água, permanecem no interior dos túbulos renais e vão para o túbulo coletor, formando a urina.
Uma vez formada, a urina passa para as vias urinárias.![]() |
Ureteres: são tubos compridos e finos que coletam a urina formada nos rins, transportando-a até a bexiga.
Bexiga: é uma bolsa onde desembocam os ureteres. Localiza-se na parte inferior do abdome e serve de depósito para a urina. A bexiga reserva, em média, de 200 a 300 cm³ de urina. A pessoa adulta elimina cerca de 1,5 litro de urina por dia.
Uretra: é o canal que conduz a urina da bexiga ao exterior.
Tente resolver essas perguntas para avaliar seu aprendizado.
1) O que é excreção?
2)Como são eliminados os resíduos que se formam da atividade celular?
3)Qual a diferença entre fezes e excretas?
4)Quais os principais componentes da urina, além da água?
5)Quais órgãos compõem nosso sistema urinário?
6)O que são néfrons? Quais as suas partes principais?
7)Qual estrutura dos néfrons é responsável pela filtração do sangue?
8)Depois de formada, para onde vai a urina?
9)O nosso sistema urinário é formado pelos seguintes órgãos: rins, ureteres, bexiga e uretra. Em relação a eles, responda:
a)Qual é o órgão que armazena a urina?
b)Onde a urina é produzida?
c)Qual a estrutura que conduz urina até a bexiga?
d)Qual a estrutura que permite a eliminação de urina para o meio externo?


Nenhum comentário:
Postar um comentário